Historia

CAMINHADA DA AOE

Foi em Outubro de 1978, durante a primeira confraternização anual dos elementos de Operações Especiais, que foi manifestado o desejo da criação da Associação de Operações Especiais, a fim de manter ligados todos aqueles, militares e civis, que tinham frequentado o respectivo curso no CIOE em Lamego.

Apesar dos constrangimentos por que passou a especialidade de Operações Especiais, após o 25 de Abril, impôs-se a Vontade e o Valor daqueles que tiveram a oportunidade de experimentar tão gratificante sacrifício, concretizando a criação de uma estrutura permanente que facilitasse a comunicação entre todos.

Na segunda confraternização anual, em 6 de Outubro de 1979, discutiram-se os Estatutos e nomeou-se uma comissão instaladora; na terceira confraternização, em 19 de Abril de 1980, aprovaram-se os Estatutos, e em 6 de Junho do mesmo ano foi oficializada, por escritura outorgada no Cartório Notarial em Lamego, a Associação de Operações Especiais.

São seus fins dar continuidade ao espírito de camaradagem existente entre os elementos de Operações Especiais, ajudar os associados e seus familiares em situações difíceis, e promover actividades de natureza cultural, recreativa e social.

A solidariedade humana implícita naquela finalidade foi modelada nas privações, riscos e sacrifícios vividos na frequência do curso, e na maioria dos casos, na vida dura dos tempos de guerra.

Ao longo da sua existência a Associação tem conseguido ultrapassar as vicissitudes, designadamente as inerentes ao associativismo e à evolução da sociedade, mantendo vivo o espírito da especialidade. Para bem de todos, que cada um que um dia viveu as Operações Especiais ofereça a sua disponibilidade e sinta a alegria de participar numa obra de muitos.

 

Tenente-General Cardeira Rino
Sócio Fundador nº 1
25 Janeiro de 2022

A.O.E.